Realize seu sonho de voar no Rio de Janeiro com o instrutor Roni Falcão!

Venha voar com a gente!

Realize seu sonho de voar livre como um pássaro sob o lindo céu do Rio de Janeiro, no Brasil.

Voar de asa delta é uma experiência incrível que está ao alcance de todos aqueles que possuem o verdadeiro espírito de aventura.

Com mais de 40 anos de experiência, sem nenhum acidente registrado, a RioProFly foi criada para lhe proporcionar uma experiência única, onde você irá voar de asa delta por até 10 minutos curtindo as mais belas paisagens do Rio de Janeiro, levando para sempre na sua memória a realização do sonho de voar.

Local do voo

A rampa da Pedra Bonita está localizada no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, há 520 metros de altitude ao nível do mar.
A área possui lanchonete e banheiros para visitantes e pilotos.

O voo será sobre o bairro de São Conrado, um dos mais belos da Zona Sul do Rio. De fácil acesso, próximo a Copacabana, Ipanema, Leblon ou Barra da Tijuca, conta com uma variedade de meios de transporte. O pouso será nas areias da Praia do Pepino.

Imagine planar como um pássaro a centenas de metros de altura

A asa-delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar.

A origem deste nome, asa-delta, deu-se pela semelhança da letra grega, que tem forma de triângulo, como o formato da asa desta aeronave.

História da asa-delta

No final do século 6, os chineses construíram pipas gigantes com aerodinâmica suficiente para sustentar o peso de uma pessoa de 80 kg. Foi apenas questão de tempo para que alguém decidisse simplesmente remover as linhas e ver o que acontecia.

O alemão Otto Lilienthal é considerado o pioneiro, pois desde 1871 se dedicava a construção de planadores que ele mesmo testava em um monte construído por ele e sua equipe nas proximidades de Berlim.

O estadunidense Francis Rogallo participou de um programa pioneiro da NASA que pretendia criar um pára-quedas direcionável. Dos estudos que realizou, Rogallo criou uma aeronave que possuía uma estrutura metálica apoiada em um triciclo.
Os australianos John Dickenson, Bill Moyes e Bill Bennett foram os precursores da asa-delta na Austrália em 1969.

No Brasil, Luis Claudio Mattos é considerado o precursor.

O recorde mundial de distância em asa-delta foi alcançado pelo piloto norte-americano Dustin Martin, no dia 4 de Julho de 2012. Decolando rebocado por aeronave ultra-leve (aerotowing), pouco antes de dez horas da manhã, da remota cidade de Zapata (Texas, EUA), próximo à fronteira com o México e pousando às dezenove horas, nos arredores de Lubbock (Texas, EUA) para uma distância total em linha reta de 764 Km. Neste mesmo dia, John Durand Jr., piloto australiano, voou praticamente a mesma rota ao lado de Dustin Martin e, por ter pousado alguns minutos antes, obteve 761 Km, sendo detentor do recorde mundial durante poucos minutos. O recorde anterior era de 700,6 Km executado pelo piloto austríaco Manfred RUHMER do mesmo local, em 2001.

No Brasil a maior distância percorrida por uma asa-delta foi obtida pelo piloto brasiliense Eduardo Fernandes, em 15 de Outubro de 2013, decolando da cidade de Tacima (Paraíba) e pousando próximo à cidade de Santa Quitéria (Ceará) para uma distância total de 576 Km.

O recorde brasileiro de Eduardo Fernandes também constituiu o novo recorde Sul-Americano da modalidade e, cabe destacar, é o voo mais longo já realizado de uma decolagem de montanha em todos os tempos, em nível mundial.

Para dar uma melhor dimensão ao feito de Eduardo Fernandes, nota-se que, ao contrário dos recordes obtidos em voos a partir de Zapata, os quais sempre são realizados com ajuda de avião rebocador durante a decolagem até uma altitude inicial limite de 800 metros acima do solo, a rampa natural para decolagens de Tacima tem apenas cerca de 150 metros de desnível, o que faz do início do voo um momento crítico e muito difícil.

A decolagem para o voo do recorde foi realizada entre 7:30 e 8:00 horas da manhã e o piloto permaneceu em voo durante cerca de 10 horas, pousando pouco antes do por-do-sol. O recorde anterior havia sido obtido pelo piloto gaúcho André Wolf decolando da cidade de Caçapava do Sul e pousando na Argentina, próximo à cidade de Mercedes, Província de Corrientes para uma distância total em linha reta de 495 Km. O recorde anterior era de 452 Km, pelo mesmo piloto, decolando da cidade de Quixadá no Ceará em 2007. Antes disso o recorde foi do brasiliense “Fernando DF” com 437 Km, decolando da cidade de Patu no Rio Grande do Norte.

O Brasil foi campeão mundial de asa-delta por equipe em 1999 e continua sendo um dos países do mundo com maior nível técnico e de praticantes.
Os principais eventos e campeonatos de asa-delta estão listados no calendário da Federação Internacional de Aviação (FAI).

Existem duas categorias de asa deltas controladas manualmente:

• Asa flexível com controle através do deslocamento de peso do piloto. Subdivididas em: asas com King Post, asas sem King Post (com mais performance).

• Asa rígida com controle através de alterações aerodinâmicas feitas por spoilers acionados pelo piloto da asa-delta.

Voo duplo de instrução

O voo duplo de instrução, é o primeiro passo para quem quer entrar para o mundo do voo livre. Na escola de instrução você terá uma aula básica sobre o equipamento e suas funcionalidades, sobre metereologia, segurança em vôo, pouso, decolagem entre outros.

Este tipo de instrução permite que o aluno tenha uma real noção da prática do esporte, fazendo com que não invista muito tempo nem recurso financeiro, sem ter a certeza de que vai gostar ou ter capacidade de lidar com fatores como altura e velocidade. Desta forma, após o voo de instrução o aluno pode decidir com mais clareza se deseja continuar o curso para formação de piloto.

O voo duplo de instrução é realizado na rampa de decolagem da Pedra Bonita, em São Conrado, dentro da área do Parque Nacional da Tijuca.

O aluno interessado deverá ligar para a RioProFly nos telefones (21) 99963-6623 ou (21) 7821-0657 e se inscrever no nosso curso. Após a inscrição, o aluno deve procurar a sede do Clube de Voo Livre de São Conrado para providenciar a autorização necessária para a realização do voo duplo de instrução.

Nossas asas são certificadas pela HGMA (Hang Gliding Manufecturers Association – USA) e nossos instrutores são pilotos profissionais credenciados pela ABVL (Associação Brasileira de Vôo Livre), com mais de 10.000 vôos, voando desde 1978. Todas as precauções são tomadas com relação à segurança de voo e manutenção dos nossos equipamentos, que são periodicamente checados e revisados.

Caros amigos, a infinita diversidade da realidade única nos obriga à análise das condições epistemológicas e cognitivas exigidas. Por outro lado, a complexidade dos estudos efetuados cumpre um papel essencial na formulação da fundamentação metafísica das representações. Assim mesmo, a estrutura atual da ideação semântica verifica a validade dos conceitos nominalistas. No entanto, não podemos esquecer que o novo modelo estruturalista aqui preconizado auxilia a preparação e a composição das posturas dos filósofos divergentes com relação às atribuições conceituais.